Aprenda a escolher o local ideal para construir um Compost Barn
Um diferente sistema de armazenamento dos bovinos leiteiros vem ganhando força no ramo: o Compost Barn. Esse método, criado nos Estados Unidos em 1980, aloja o gado leiteiro em um grande espaço físico coberto para descanso (galpões). Os animais não são distribuídos em baias, mas sim, distribuídos no espaço.
A área é revestida com uma cama de serragem, com sobras de corte de madeira e esterco compostado. A diferença desse método para os demais é que em seu funcionamento, ele se utiliza da compostagem nessa cama.
Para que esse sistema funcione em perfeito estado, além do cuidado constante dos funcionários em remexer a cama mais de uma vez ao dia e manter o local limpo, a escolha correta do local para construir um Compost Barn é de suma importância. Confira algumas das recomendações para selecionar o local ideal para a implementação dessa técnica.
Como escolher o local para o Compost Barn
Um dos princípios básicos para a boa manutenção das atividades do Compost Barn é a ventilação adequada em sua estrutura. Uma vez que o sistema da cama com serragem é benéfica por diminuir a umidade do local onde o gado está disposto, um local sem ventilação colocaria todo esse trabalho e técnica a perder.
Ventilação do Compost Barn
A ventilação é fator importantíssimo para que não haja umidade no ambiente e, consequentemente, para o bem estar do gado. Por isso, o galpão deve ser localizado em uma posição adequada de forma a aproveitar os ventos e o sol predominante.
Há de se considerar também qual será a orientação da estrutura em relação ao sol, a qual deve ser leste-oeste para conseguir garantir uma menor incidência dos raios solares dentro da instalação.
Localização do Compost Barn
A localização do galpão, além de atender a esses requisitos climáticos, deve levar em conta que ele deve ser construído longe de outros galpões, silos, casas e prédios ao redor, que podem atrapalhar essa entrada de sol.
Para o bem estar dos animais, se o galpão for muito longo ou tiver grande número de gado, é preciso fornecer mais acessos a pista de trato, evitando trafego intenso de animais, o que incorreria no desenvolvimento de uma área mais úmida e suja.
Outro detalhe importante é, se possível, construir o galpão em um local mais elevado. Durante a época de chuvas, a drenagem em superfícies baixas é mais difícil. Por isso, quanto mais alto o galpão está instalado, mais fácil é a drenagem dessas águas.
Aliado a isso, o terreno deve possuir condições favoráveis para o escoamento para evitar o acúmulo de água em baixo das camas dos gados. Caso o terreno não possua essas condições, o nível de umidade, que é o grande vilão do Compost Barn, pode aumentar, prejudicando todo o sistema das camas e da produção do leite.
Outra especificação relevante é o material que servirá como base do Compost Barn. Geralmente, os materiais mais usados são concreto, cascalho, ou terra. O mais comum para esse sistema, por conta do preço baixo, é a construção da base de terra. Apesar disso, o mais indicado em galpões com Compost Barn é a base de concreto, uma vez que consegue evitar a contaminação da água subterrânea.