A relação entre o compost barn e bem-estar animal
Compost Barn e a priorização do bem-estar animal
Hoje em dia procuram-se maneiras de aumentar a produtividade leiteira sem trazer prejuízos à saúde e ao bem-estar animal. Os meios mais conhecidos são a criação livre e o confinamento.
O Compost Barn se trata de uma técnica em que o gado leiteiro é criado em um estábulo, enquanto tem liberdade de movimentação por um pátio coletivo
Diversos métodos são testados ao redor do mundo, e cada um produz seus resultados de acordo com diversos fatores, como a região em que o rebanho é criado, a genética dos animais, o custo de produção, e as metas que empresa possui. Em cada fazenda, é necessário conhecer a melhor opção.
Através do Compost Barn, a criação não é confinada a espaços apertados por longos períodos. Muitos produtores estendem essa técnica para outras situações, como vacas no estado gestacional, e novilhas.
Através das melhorias no bem-estar do animal, é possível ampliar a produtividade significativamente. Com o estresse reduzido, a qualidade da produção também sofre consequências positivas, como a redução de cerca de 20% na contagem de células somáticas por tanque de leite, segundo pesquisa publicada pelo Animal Genomics and Improvement Laboratory, realizada no estado norte-americano do Kentucky.
Melhoria através do Compost Barn
Essa técnica baseia-se em um grande estábulo, onde algumas cabeças de gado ficam confinadas, mas com plena liberdade para andar e deitar. Dentro do ambiente fica localizado um corredor com os cochos, onde os animais recebem a alimentação.
O estábulo é forrado, geralmente, com serragem. Os dejetos dos animais, ao serem misturados com esse material, podem se tornar um adubo, gerando mais um benefício para o produtor. É necessário que periodicamente esse solo seja remexido, para que os dejetos não fiquem expostos e prejudiquem o ambiente do animal.
O nome deriva-se justamente disso, uma espécie de compostagem. Como ela só pode ser realizada em meio ao pleno oxigênio, é comum encontrar um ventilador para Compost Barn, ou até mais, assim a circulação de ar é garantida.
A Agrobrisa é uma empresa especializada em soluções para a implementação do Compost Barn. Acesse o site e conheça o catálogo de produtos, e tire todas as suas dúvidas relacionadas à essa técnica.
Com o animal se movimentando livremente em um solo macio, os problemas relacionados aos cascos são drasticamente reduzidos. Pode-se notar ainda, uma queda na densidade de matéria orgânica nos tetos das vacas, o que facilita a higienização antes da ordenha. As taxas de casos de mastite não são completamente estudadas em vacas criadas no sistema de Compost Barn, portanto, as dicas de prevenção da doença devem continuar sendo seguidas.
Não se pode dizer se determinado método é a melhor solução para a criação de gado leiteiro de maneira que o bem-estar do animal seja preservado, no entanto, o Compost Barn é uma alternativa que vem ganhando notoriedade pelos aumentos na produção, e por ser uma maneira menos prejudicial à saúde dos animais. Procure especialistas para definir a melhor maneira de iniciar o sistema na sua fazenda.